Dicas do Daniel para entrega da versão final da dissertação ou tese

Segue abaixo um email que circulou na nossa lista de discussão, que pela sugestão do Marcos deveria constar por aqui também. Quem não souber como preparar sua tese ou dissertação nos moldes exigidos pela PUC-Rio, pode se informar com essas dicas.

“Caros,

há um ano nosso colega daniel nascimento, agora na UNICAMP, enviou um email para nossa lista com o que chamou de caminho das pedras para a entrega da versão definitiva de nossas dissertaçoes e teses. Entreguei a minha dissertação nesta última semana. Utilizei (quase) cegamente a lista do daniel. Excelente! Eu garanto! rs
Esta segue com alguns comentários meus. Vale gravar com carinho estes passos em algum canto do computador. vc ainda vai precisar.
temos 6 meses para entregar esta versão definitiva. conselho: não deixem pros ultimos dias. eh tudo muito chato, fazendo sobre a pressao de prazo fica ainda pior.”

“olá amigos, quero deixar minha contribuição para aqueles que estão defendendo agora e estão perdidos como eu estava há uma semana atrás.
todos sabem ao menos que, depois da defesa, temos que resolver algumas coisas para realmente encerrar a etapa. vou ajudar mostrando o caminho das pedras. quem não tiver interessado, ignore o mail.
antes de tudo quero tranqüilizá-los… não é tão difícil quanto parece… (pode ser que eu ainda me arrependa desta frase).

1. colocar a dissertação ou a tese no modelo puc. conferir regras no site. Manual para download no site, mais de 40 páginas de uma leitura e execução chatíssimas. Parte que exige mais paciencia. Eh reservar fôlego e uma semana para colocar na formataçao. São rigorosos!

2. pedir ficha catalográfica na biblioteca e incluir na dissertação/tese. isso pode ser feito pela internet. eles enviam a resposta para o seu e-mail. Só pode ser feito pela net. O bom eh que me enviaram já no dia seguinte a ficha.

3. transformar o arquivo em pdf. isso pode ser feito lá na biblioteca na sala de recursos eletrônicos. os atendentes são legais. Exige programa especial. no rdc não tem. so na sala de informatica da biblio. não é complicado, melhor dividir a dissertação em arquivos com cada capítulo. e ir convertendo cada.

4. ir na vice-reitoria acadêmica e procurar o nilton (segundo andar do k). lá ele vai certificar a cópia em pdf e te entregar um cd com a cópia certificada. Torcer para o Nilton estar de bom humor, se tiver, vai te ajudar tanto que vc vai ficar tentado a pedir a canonizaçao dele. rs Vale chegar cedo, tipo umas 8hs.

5. imprimir a cópia certificada (temos uma cópia grátis no rdc, para quem tiver interessado, mas eles não imprimem a capa). O departamento fica com uma cópia impressa q vai para a biblio depois, recebe o cd autenticado e mais um cd com uma cópia extra do trabalho completo.  A copia gratuita no RDC só sai no dia seguinte.

6. imprimir a capa, nas cartolinas do departamento de filosofia e de acordo com o modelo puc. Esta cartolina eh dada la no departamento.

7. substituir a segunda folha da dissertação/tese com a folha contendo as assinaturas dos professores que compuseram a banca.

8. encadernar com cola e brochura (não com espiral). o walter do ca de engenharia na vila dos diretórios faz isso 6 reais. O proprio Nilton recomenda este cara. eh um bom serviço. ainda custa 6 reais.

9. imprimir do site da puc a folha e autorização de publicação pela biblioteca e preenchê-la. A folha pode ser obtida também na biblioteca. Deve ser entregue tb no departamento.

10. entregar no departamento: a cópia impressa, o cd da puc entregue pelo nilton, um outro cd contento uma outra cópia (pdf) da dissertação/tese, a folha de autorização preenchida e assinada por você e pelo orientador.

espero ter ajudado. é só seguir cada um dos passos. E ajudou muito mesmo.
um abraço, daniel.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s