30/08 – Minicurso com o Prof. George Caffentzis: “O Petróleo e Outros Sangues”

 

“O Petróleo e Outros Sangues”
Minicurso com o Prof. George Caffentzis (University of Southern Maine)
autor de In Letters of Blood and Fire
 
terça, 30 de agosto
13h-15h – sala L456
15h – intervalo
16h-19h – sala L438
Prédio Cardeal Leme, PUC-Rio 
Desde o ponto de vista da teoria do valor-trabalho, a indústria petroleira é altamente paradoxal: como pode uma área cujos trabalhadores produzem muito pouca mais-valia contar com três das dez empresas mais lucrativas do planeta? Com efeito, a indústria do petróleo é ao mesmo tempo um caso excepcional e, como diria Hegel, o “universal concreto” do capitalismo.
A primeira parte deste curso se dedicará a uma análise marxista do petróleo, mostrando que o valor deste produto não
é produzido pelo tempo de trabalho dos trabalhadores da extração, mas é valor transferido de outras partes do sistema; seu papel como mercadoria básica, isto é, mercadoria usada na produção de quase todas as mercadorias; o modo como a força de trabalho que o produz inclui aqueles que trabalham na reprodução desta força de trabalho; entre outros temas.
Na segunda parte, os elementos desenvolvidos na primeira serão empregados na discussão de questões contemporâneas como: o debate em torno do Antropoceno e o conceito de “Capitaloceno”; ‘peak oil’ (o pico da produção de petróleo) e a queda dos preços do barril; geopolítica do Oriente Médio; o petróleo nas negociações internacionais do clima; e a crise global de reprodução social.
George Caffentzis é professor aposentado da University of Southern Maine, EUA. Reconhecido mundialmente como um dos maiores expoentes do chamado “marxismo autônomo” norteamericano, é autor, entre outros,de Clipped Coins, Abused Words and Civil Government: John Locke’s Philosophy of Money (New York: Autonomedia/ Semiotext(e) Press, 1989); Exciting the Industry of Mankind: George Berkeley’s Philosophy of Money (Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2000); e In Letters of Blood and Fire: Work, Machines, and Value (Oakland: PM Press, 2013). Ao lado de Silvia Federici e de Peter Linebaugh, é membro do coletivo Midnight Notes, com o qual escreveu diversos artigos e panfletos e editou os volumes Midnight Oil: Work, Energy, War, 1973–1992 (New York: Autonomedia, 1992) e Auroras of the Zapatistas: Local and Global Struggles in the Fourth World War (New York: Autonomedia, 2001). 
O curso será em inglês; haverá tradução disponível para as perguntas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s