Passo-a-passo para entrega da versão final da dissertação/tese

Passo-a-passo da entrega da versão final da dissertação/tese
A contar da data da defesa de sua dissertação de mestrado ou tese de doutorado, enquanto aluno da PUC-Rio, você tem seis meses para entregar a versão final do texto no departamento de filosofia. Apenas feito isso, você poderá pedir no D.A.R. o seu diploma de conclusão de curso. No caso da Filosofia, o que você precisa entregar é:
1. Apenas uma versão impressa do trabalho e encadernada em uma capa especial padronizada (de cor azul) fornecida pela PUC (você a recebe no departamento);
2. Um CD também padronizado e fornecido pela PUC contendo a versão em PDF do texto em um arquivo único (não vários arquivos, separados em capítulos, como era costume antes) – este CD é gravado na CCPG (Coordenação Central de Pós-graduação e Pesquisa). A CCPG fica no segundo andar do prédio Frings, o mesmo da Biblioteca Central, só que do lado oposto ao da Biblioteca. Qualquer dúvida, sempre vá até a CCPG. É lá que, junto com um funcionário, você fará uma revisão geral do texto para saber se está tudo dentro das normas, e uma “certificação digital” será gerada;
3. Uma cópia extra do CD gravado na CCPG – esta cópia extra é feita pelo próprio aluno;
4. Um termo de autorização de publicação assinado pelo autor da dissertação/tese e pelo orientador – este termo pode ser impresso a partir do site da PUC ou pedido no CCPG.

São essas quatro coisas que você precisa entregar no departamento!

Ok, parece complicado. Mas não é tão complicado assim, principalmente se você já redigir seu texto desde o início formatando-o de acordo com as normas da PUC-Rio. Ainda assim, tendo concluído a versão definitiva do texto, é aconselhado dar início a este processo de entrega da versão final no máximo duas semana antes do fim do seu prazo (o fim dos seis meses a partir da data da defesa). Damos instruções passo-a-passo abaixo:

DEZ PASSOS PARA ENTREGA DA VERSÃO FINAL:

PRIMEIRO: Como dito, o primeiro passo para entregar a versão definitiva de sua dissertação/tese é formatá-la no modelo PUC. As regras podem ser encontradas no site da PUC (neste link: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/apresentacao_ted.html). O manual com todas as regras está disponível para download no site – é o primeiro link de download que aparece ao acessar o endereço acima. Mas como ele é bastante longo, em geral vale a pena usá-lo apenas para revisão ou tira-dúvidas, não para aprender a fazer todos os passos da formatação. Para isto, pode ser mais fácil baixar o Modelo Word (também disponível no site acima) e instalá-lo no seu computador. Ele fica vinculado ao arquivo da sua dissertação/tese. E se você seguir o passo-a-passo de utilização do modelo (no link fornecido abaixo), a medida em que você escreve os elementos pré-textuais e o conteúdo em si do seu texto, o modelo vai formatando automaticamente o arquivo. No início, usar o modelo pode ser chato, mas quando se pega o jeito, ele pode facilitar muito seu trabalho de formatação. As instruções para instalação e utilização do modelo podem ser acessadas no mesmo endereço dado acima (ou diretamente através deste link: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/template_word_inst_arquivos/frame.htm), e elas são extremamente úteis. Importante: se você não conseguir visualizar este “passo-a-passo” em seu navegador atual, tente copiar o link e abrí-lo em outro navegador de Internet, ou fazer uma atualização do flash player.
Em geral, esta primeira fase de formatação do texto é a mais demorada. Por isso é bom começar a fazer isso desde o início.

SEGUNDO: Tendo o texto pronto e já formatado no modelo PUC, você precisa pedir ficha catalográfica para a Biblioteca e incluí-la na sua dissertação/tese. Isso é feito pela Internet – você deve enviar o pedido de ficha catalográfica por e-mail, e em geral a ficha lhe é enviada no dia seguinte.

Uma dica extra: a ficha catalográfica funciona como um código que os funcionários da biblioteca utilizam para organizar os livros no acervo. Para Filosofia este código é CDD: 100. Se você seguiu à risca o modelo de formatação da PUC-Rio (o modelo Word, por exemplo, que você precisa instalar no computador e seguir as instruções do site), e você realmente considerar que a grande área do seu trabalho é Filosofia (para alunos do curso de filosofia, é muito raro que isso seja diferente), basta colocar este código CDD: 100 em uma pequena caixa de texto imediatamente abaixo e a direita das informações da ficha catalográfica de sua dissertação/tese. O código fica aparecendo da seguinte forma (no final da terceira página de seu trabalho):
cdd
As informações contidas na ficha catalográfica aparecem em um padrão e variam apenas conforme o seu trabalho. Você terá que informar, por exemplo, seu nome, o título da sua dissertação/tese e as palavras-chave, seguindo o padrão. Se você tiver certeza de que fez sua ficha catalográfica da forma certa, inserindo corretamente essas informações, basta então acrescentar o código CDD: 100, e ir direto para o terceiro passo, sem ter que pedir ajuda a um funcionário da biblioteca por e-mail.

TERCEIRO: Tendo feito toda a formatação e a ficha catalográfica, você deve ir até a CCPG (também conhecida como Vice-reitoria Acadêmica) e procurar o (a) responsável pela certificação de dissertações/teses. Lá ele (a) fará uma última revisão geral da formatação do seu texto, e juntos vocês podem gerar uma cópia em pdf. A cópia em pdf será certificada (um código que aparece em todas as páginas do texto) e gravada em um CD especial da PUC, tudo lá mesmo. Faça então você mesmo uma cópia deste CD, com um CD comum.

QUARTO: Imprimir a cópia certificada da dissertação (aquela que está no CD). Temos direito a pedir uma cópia grátis no RDC, embora eles não imprimam a capa. A copia gratuita no RDC só sai no dia seguinte.

QUINTO: Imprimir a capa da dissertação, nas cartolinas que são entregues no departamento de Filosofia. A impressão deve estar de acordo com o Modelo PUC. Você pode pedir um modelo no CCPG. Mas em geral, no lugar onde você fará a encadernação (por exemplo, a gráfica/xérox embaixo do edifício Cardeal Leme, do lado da lojinha da PUC-Rio), esta impressão da capa também pode ser feita – geralmente eles têm um modelo.

SEXTO: Substituir a segunda folha da dissertação/tese com a folha contendo as assinaturas dos professores que compuseram a banca – você recebeu essa folha quando teve seu trabalho aprovado, no dia da sua defesa.

SÉTIMO: Encadernar com cola e brochura (não com espiral).
Você pode fazer esse serviço (que é pago, mas não é caro) em uma das gráficas/xérox embaixo do edifício Cardeal Leme (tanto aquela do lado da lojinha da PUC-Rio quanto aquela do lado da lanchonete dos funcionários).

OITAVO: Imprimir do site da PUC a folha e autorização de publicação pela biblioteca, preenchê-la e pedir que o seu orientador a assine. Esta ficha deve ser entregue no departamento junto com a versão impressa do texto e os CDs. Se você entregá-la no departamento sem a assinatura do seu orientador, a secretária se encarregará de pedí-la. A folha de autorização pode ser obtida também no CCPG, é só pedir!

NONO: Finalmente, entregar no departamento tudo o que já mencionamos antes: 1. a cópia impressa e encadernada do trabalho; 2. o CD da PUC gravado na CCPG; 3. a cópia deste CD (feita por você mesmo); e finalmente 4. a folha de autorização preenchida e assinada por você e pelo seu orientador (ou só por você, e a secretária pedirá a assinatura ao seu orientador).

DÉCIMO: Na verdade, um passo extra (que não tem a ver com a entrega da versão final do seu trabalho), mas também muito importante: entrar com o pedido do seu diploma na D.A.R. E comemorar!🙂

2 respostas em “Passo-a-passo para entrega da versão final da dissertação/tese

  1. Prezados

    Gostaria de uma ajuda.
    Disseram que a folha que os professores da banca assinam não pode haver erros, senão terei que procurá-los depois para pegar todas as assinaturas.

    Como posso ter certeza se a folha que estou digitando está completamente correta?

    Na CCPG eles podem verificar isso antes que eu apresente a dissertação?

    Att.

    Michele Maria. (obs: mestranda em eng. elétrica)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s