Mestrandos

Ádamo Bouças Escossia da Veiga
Possui graduação pela Universidade Federal Fluminense (2011). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política. Ex-membro do Laboratório de Estudos da Modernidade Militar, sob orientação do Professor Doutor Manuel Domingues Neto. Membro do projeto de pesquisa Estado, Forças Armadas e Segurança, sob orientação do Professor Doutor Frederico de Sá Costa. No momento trabalha como Monitor do curso de Estudos Estratégicos I, sob orientação do Professor Vagner Camilo Alves.
Currículo Lattes:
 http://lattes.cnpq.br/4983552520282395

*****

Augusto Moreira de Carvalho Júnior
Possui graduação em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor da Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC). O tema de sua pesquisa atual é a percepção do novo, encaixando-se na Teoria do conhecimento e na Estética.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9978312803589169

*****

Camila Lima de Oliveira
Possui Graduação em Filosofia e Domínio Adicional em Cultura Greco-Latina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Durante 2012 e 2013, esteve vinculada, como bolsista, ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Concentra-se no estudo da filosofia francesa dos séculos XVI e XVII – sobretudo Michel de Montaigne, Blaise Pascal e seus interlocutores. Tem interesse no pensamento de Jean-Jacques Rousseau, de Emil Cioran, nas expressões antiga, moderna e contemporânea do Ceticismo e na poesia greco-latina clássica.
Currículo Lattes:
 http://lattes.cnpq.br/6454652183767776

*****

Carla da Cunha Duarte Franciscocarla
Possui graduação em Comunicação Social (habilitação Relações Públicas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente desenvolve pesquisa na área de Filosofia Política sob orientação do prof. Luiz Carlos Pereira. Tem experiência também nas áreas de comunicação social, responsabilidade social e sustentabilidade.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3706109456398865

*****

claudia rodriguesCláudia Rodrigues V. de Alencar
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012) e graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980). Tem experiência na área de Questões Ambientais.
Currículo Lattes:
 http://lattes.cnpq.br/7419944750179377

*****

Daniele Conceição Scarinci Pinto da Cruzdan
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea (principalmente Nietzsche).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5765001717972500

*****

elmoElmo Souza de Carvalho
Graduado em filosofia pela Instituto de Filosofia João Paulo II, vinculado à PUC-Rio, com ênfase em filosofia escolástica. Desenvolve pesquisa em filosofia do drama pela UCP. Linha de investigação e estudo: filosofia política, ética clássica, filosofia kantiana.
Currículo Lattes:
 http://lattes.cnpq.br/8200315990844485

*****

felipegallFelipe Gall
Licenciado em História e em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis. No mestrado, sob a orientação do Prof. Edgar Lyra, atua na área de História da Filosofia Contemporânea, com ênfase no pensamento de Martin Heidegger, embora busque sempre um diálogo com outros pensadores, bem como com a literatura e a poesia. Conta sempre com um vasto cabedal de piadas sem graça e trocadilhos cretinos, além de informações assaz pertinentes acerca de assuntos desinteressantes. Bebe em dias úteis e inúteis. Um de seus superpoderes é a invisibilidade para garçons. É torcedor do Fluminense, mas passa bem, obrigado.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2338217895232988

*****

Flora de Carvalho Mangini
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolve pesquisa na área de História da Filosofia, com ênfase nos temas: Filosofia Antiga, Platão, República, Analogia, Proporção. O título de sua atual pesquisa é “Analogia e decifração: o modelo alfabético da cidade e da alma nos livros II e IV da República de Platão”.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8119224402253885

*****

Igor Leonardo Romeiro Pereiraigor
Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013), graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e especialização em Filosofia Medieval pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (2010).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3417832185619664

*****

jorge

Jorge Quintas
Tem experiência principalmente nas áreas de História da Filosofia, Metafísica, Filosofia Política e Filosofia da Educação. Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal
do Rio de Janeiro (2008). Foi professor contratado do Colégio Pedro II (2009) e supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da PUC (2012). Desde 2009 é professor de Filosofia na
Secretaria de estado de Educação do Rio de Janeiro.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1868346329899905

*****

Luiz Eduardo Gonçalves O. Freitas
Formou-se bacharel em Filosofia no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense (ICHF/UFF), tendo participado de projeto de pesquisa intitulado “Platão e os prazeres”, tratanso da reflexão platônica sobre o prazer tal qual se desdobra na ordem dos Diálogos.
Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/5111046321881454

*****

Matheus Dias Bastos
Bacharel e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Durante a graduação. integrou o projeto de pesquisa “Platão e os prazeres” cujo interesse principal era analisar a reflexão filosófica sobre o prazer presente nos Diálogos de Platão. No mestrado, desenvolve pesquisa sobre o problema da akrasía no diálogo Protágoras de Platão. Atua principalmente no seguinte tema: Platão. Protágoras. Hedonismo. Akrasía. Tem interesse também sobre a formulação do fenômeno da akrasía em outros pensadores gregos, como Eurípides e Aristóteles.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4481552659638633

*****

Murilo Cavalcante
Dedica-se sobretudo à pesquisa de Nietzsche, particularmente aos temas da verdade, racionalidade, ciência, moral, genealogia e metafísica na obra do pensador alemão.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5129252014493685

*****

paulo sérgioPaulo Sérgio Calvet Ribeiro Filho
Professor de Filosofia do Governo do Estado do Rio de Janeiro. É graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA e graduando em História Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Tem experiência em Filosofia e História, e desenvolve pesquisas nas áreas de Filosofia Contemporânea e Estética.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2874839239905203

*****

pedroPedro Chagasteles
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea (principalmente Nietzsche e Ortega y Gasset).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3053416162537002

*****

10513325_10202614314458432_5005925160426454327_nRafael de Oliveira Caetano Sobrinho
Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Durante o mestrado, sua pesquisa trata de uma análise do conceito de esquecimento de si na filosofia de Schopenhauer, o qual é apresentado pelo filósofo no livro III de O mundo como vontade e representação. O título da pesquisa é “A arte de ergue-se sobre as montanhas: Schopenhauer e o Esquecimento de si na Contemplação Estética, por uma alegoria de Jorge Luís Borges em ‘Funes, o memorioso'”. A pesquisa será dividida em duas partes: Na primeira, buscaremos analisar a importância do esquecimento de si dentro da estética de Schopenhauer. Como Schopenhauer entendia o seu sistema como um todo, cujas partes expostas separadamente não fazem sentido, teremos que localizar a Estética e o esquecimento de si dentro de sua Metafísica da Vontade. Dessa forma, o esquecimento de si dentro será apresentado dentro de um contexto mais amplo do sistema de Schopenhauer. Na segunda parte, para reforçar a importância do esquecimento de si na estética de Schopenhauer recorreremos a um dos leitores mais criativos de Schopenhauer, o argentino Jorge Luís Borges. Para realizarmos essa análise nos serviremos do conceito de alegoria proposto por Schopenhauer no paragrafo 50 de O Mundo… Para ele a alegoria teria por missão figurar um conceito se aplicada às artes plásticas o que para Schopenhauer é um erro, pois o objeto da arte é a Ideia e não um conceito. Mas ele observa de forma positiva a alegoria se aplicada na poesia, pois a obra do poeta, segundo o filósofo, só forneceria conceitos por meio das palavras sendo necessária a alegoria para chegarmos a Ideia na poesia.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8556858442546187

*****

ritaRita de Cássia Caldeiras Vilas Fernandes
Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1988). Advogada dativa junto ao Juizado Especial Federal de Recife/PE, e advogada Contratada junto a Assistência Judiciária Municipal da prefeitura de Olinda/PE. Assessora de Gabinete, Contratada pelo Tribunal do Trabalho em Campinas/SP. Com especialização em Processo Civil pela UFPE. Sua pesquisa é acerca da Doutrina do Duplo Efeito. Esta continua a ser uma doutrina importante no pensamento católico, cuja origem, segundo vários autores, encontra-se no pensamento de Tomás de Aquino. Por sua vez, esse princípio moral só se tornou proeminente no contexto da teologia moral católica do século XIX. Nas últimas décadas esta doutrina captou a atenção de muitos filósofos cujas obras se inserem na tradição analítica. Pretende-se trazer o tema sob a ótica da Ética prática, abordando comportamentos entre a moral e a ética contemporânea.
Título da pesquisa: “A última escolha: entre o mal que pretendo faze e o bem que espero alcançar”.
Área de pesquisa: Ética prática, ética e filosofia política.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8153690366815966

*****

ronaldo-pelliRonaldo Pelli
Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), em Jornalismo – Faculdades Integradas Hélio Alonso (2006) e pós-graduação em Arte e Filosofia pela PUC-Rio (2010), além de ter feito cursos livres sobre literatura, arte, estética e filosofia nas Universidades de Oxford e de Londres (2012). Atualmente é editor-assistente da Revista de História da Biblioteca Nacional.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2437545597681125

*****

rosane

Rosane Maria Lima
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). É bolsista de mestrado pelo CNPq.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3619699627592277

*****

samanthaSamantha Nogueira da Gama
Tem experiência na área de Filosofia Moderna. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2116115597804819

*****

2016-01-20 (1)Verena Maria Soares Than
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; onde atuou como monitora de Lógica e foi bolsista da FAPERJ e do CNPq. Possui curso técnico profissional em Dança pela Escola Angel VIanna. Foi aceita para intercâmbio internacional na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis. Atua no cursos de Ensino Médio e Superior do Faculdade de Belford-Roxo na disciplina de Filosofia.Busca aprofundar seus estudos nas idéias do filósofo contemporâneo Maurice Merleau-Ponty. É bailarina contemporânea, participou de inúmeras apresentações e na organização de espetáculos no Rio de Janeiro.Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase no Corpo e Arte.
E-mail: verenathan@gmail.com
Data de nascimento: 21/03/1990
Nacionalidade brasileira
Título da pesquisa: Corpo como obra de arte em Merleau-Ponty
Palavras- chave: Merleau-Ponty; Corpo Próprio, Estética
Estética merleaupontyana
Filosofia Estética
Interesses em Dança, Metafísica, Arte Contemporânea, Lógica, Cinema.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5562889107958311

*****

victor de franciaVictor Di Francia
Possui graduação em Licenciatura Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009) e pós-graduação em Arte e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: música e estética.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5365200952014028

*****

Encontrou algum erro, não encontrou seu nome nesta lista ou gostaria de atualizar alguma informação (ou sua foto),  por favor, envie um e-mail com os dados que devem ser modificados para o atual responsável pelo blog: pedrohgmuniz@gmail.com.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s