Sobre a Analógos

A Analógos é uma publicação referente aos anais da SAF – Semana dos Alunos da Pós-Graduação em Filosofia da PUC-Rio. Este é um evento anual que reúne pesquisadores de diversas instituições não só do Rio, como de todo o Brasil. A SAF também já contou com a participação de um professor estrangeiro.

O propósito desta revista é registrar e divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos pós-graduandos que apresentaram trabalhos na SAF. Por isso, são aceitas submissões de artigos apenas daqueles alunos que participaram do evento.

A comissão editorial da Analógos é renovada a cada ano em reunião do corpo discente da pós-graduação em Filosofia da PUC-Rio. O ISSN referente à versão impressa é 1678-3468.

“O título AnaLógos dado a esses ‘Anais’ responde ao desejo dos participantes de imprimir um ‘rosto’ que de alguma forma singularizasse a dimensão e o alcance do que foi para nós a realização daquele evento, mas, de modo algum, tem a pretensão de mascarar ou diluir o caráter heterogêneo dos trabalhos aqui apresentados. O erro de acentuação é, evidentemente, proposital. O termo se acentua, tanto em português quanto em grego, como análogos. O que se pretendeu com tal gesto foi ‘brincar’ com o universo semântico do termo, fortemente marcado pelas idéias de correspondência, simetria e proporção, sugerindo-lhe um sentido à margem de sua compreensão corrente. O termo análogos une dois termos gregos: a preposição aná e o substantivo lógos. Isolada, a preposição aná significa algo como no alto de, em cima, sobre; quando em composição com outros termos adquire o sentido de: de baixo a cima, através de. O deslocamento do acento tônico tem como propósito justamente ‘acentuar’ o primado do lógos para além de qualquer possível correspondência, simetria e proporção. O que todas as comunicações aqui publicadas têm em comum é falar ‘sobre o lógos‘.”

Site da revista: http://www.analogos.fil.puc-rio.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s